Por que é importante empreender com um foco?

Foco é uma das palavras essenciais no dicionário de um empreendedor. Ela deve estar presente desde a criação da empresa, até um eventual processo de expansão. No entanto, centrar-se nos objetivos de negócio, independente do que acontecer, é uma tarefa um pouco mais complicada do que se pode imaginar. Muitas ideias, vontade de fazer tudo de uma vez, ou mesmo problemas pessoais podem tornar a tarefa de empreender com um foco bem difícil. E se não houver atenção total aos objetivos de negócio e ao que está acontecendo no mercado, sua empresa vai acabar exposta a riscos e pode até ruir.


Importância de eleger um foco ao empreender

O líder de um negócio deve estar sempre focado, já que sem concentrar os esforços não há empreendimento que dê certo. É muito comum ver muitos empresários com a mente cheia de ideias e criatividade, mas sem foco para colocá-las em prática. Sem concentrar suas ações no real sentido da empresa, você facilmente ficará perdido em ideias e não vai realizar ações extremamente importantes para o sucesso do negócio. O foco traz um crescimento ordenado, sem para isso ter de perder a inovação e o impacto dentro do segmento de atuação. Manter o foco vai além de filtrar distrações, você precisa concentrar ações para os mesmos fins.

Como empreender com foco

Para que o responsável pela liderança do negócio esteja sempre focado, é preciso uma série de ações. Abaixo, separamos algumas dicas de como empreender com um foco e crescer de maneira ordenada:

Siga o modelo de negócios e atenha-se aos objetivos

Quando você abre uma empresa, precisa ter em mãos um Quadro de Modelo de Negócios (Business Model Canvas), já que ele será utilizado como guia durante todo o tempo. Como esse plano serve de bússola, você deve estar sempre atento se o empreendimento está saindo do rumo proposto inicialmente. Se notar que isso está acontecendo, consulte o planejamento e faça de tudo para continuar perseguindo as metas e objetivos que foram estipulados lá no início. A cada meta alcançada, aumenta a confiança e a certeza de que vale a pena focar.

Cuidado com a diversificação do portfólio

Embora diversificar o portfólio e entrar em outros mercados seja um excelente caminho para ampliar os lucros, é preciso ter muito cuidado. É muito fácil e comum perder o foco ao tentar abocanhar novas fatias de mercado. Por isso, antes de diversificar seu portfólio, faça alguma pesquisa com seus clientes para saber se vale a pena oferecer outros produtos e se o seu público-alvo está disposto a adquirir outros itens. Diversifique, mas não faça nada muito diferente do que já faz ou sem testar.

Mantenha a comunicação ativa com seu time

Todos os colaboradores devem adotar a mesma postura e focar no mesmo objetivo. Um cenário ideal, como time motivado e trabalhando em conjunto para que as metas de crescimento sejam alcançadas.

Tenha paciência

Sabe aquela velha história de que para se ganhar o primeiro milhão, você tem que ganhar os primeiros mil reais? Isso significa ter paciência e resiliência quando algo não der certo ou demorar para dar resultados concretos. Um bom negócio é pensado aos poucos e precisa de algumas tentativas até que dê certo. Às vezes, o trabalho é árduo e o retorno é pequeno. Acontece. Paciência e foco nos objetivos ajuda a manter a motivação e persuadir no caminho para o sucesso.

E para você: quais são os maiores desafios para empreender com foco? Comente!

Postar um comentário