Cursos para empreendedores em formação

Empreender é uma tarefa que exige preparo e aprendizado constante. Controlar o fluxo de caixa, negociar com fornecedores, contratar e motivar colaboradores, analisar o mercado, assinar contratos e prospectar novos clientes são apenas alguns dos desafios relacionados a essa função. E para saber fazer tudo isso com maestria, é preciso se capacitar, ou seja, fazer cursos para empreendedores. Só assim, você poderá tomar decisões assertivas e encontrar meios para tornar sua empresa bem sucedida.



Importância da capacitação empresarial

Empreendedores de sucesso estão em constante desenvolvimento. Eles buscam formas de melhorar habilidades técnicas, pessoais e gerenciais. Não é novidade que a decisão a respeito de um negócio deve sempre ponderar os números e estar voltada aos resultados pretendidos. No entanto, para isso é preciso eficiência no planejamento, na gestão de recursos e na estratégia do negócio.
Ao fazer cursos para empreendedores, você compensa a falta de experiência e reduz o risco na gestão da sua empresa. É provado que a capacitação empresarial ajuda a reduzir a taxa de mortalidade das empresas, comprovando que a experiência não é pré-requisito para a abertura de empreendimentos bem sucedidos.

Cursos para empreendedores

Um empreendedor precisa estar aberto para aprender e saber utilizar as ferramentas disponíveis para construir o sucesso do seu negócio. Por isso, recomendamos que procure instituições que ofereçam cursos, palestras ou mesmo consultorias. Na era da internet e informação, não é difícil encontrar cursos de formação, qualificação ou treinamento para empresários em formação. O Sebrae, por exemplo, oferece cursos gratuitos e subsidiados, realizados em sala de aula (presencial) ou a distância (online).
Abaixo, separamos alguns cursos para empreendedores que estão interessados em começar um negócio ou que já possuam uma empresa mas desejam se capacitar.

Administração de Pequenos Negócios

Neste curso presencial você vai aprender a planejar e organizar a melhor forma de gerenciar seu negócio. O curso ensina como estabelecer metas e objetivos, formação de preço e estratégias de atuação no mercado. Você também irá ampliar seu conhecimento sobre a área financeira e gestão de pessoas, aprendendo como criar formas de avaliação dos colaboradores e do desempenho do negócio.
A capacitação é voltada para empresários que estão estruturando a empresa para entrar no mercado ou aperfeiçoar a gestão de negócios.  Como o curso é presencial, você precisa escolher um local e data para participar.

Como Validar o seu Modelo de Negócio

Você sabe a importância de analisar um modelo de negócio? Este curso ajuda potenciais empresários que tenham uma ideia ou iniciativa de negócio a avaliá-la de acordo com o método “O Quadro”. São 12 horas de capacitação divididas em quatro encontros, onde o empreendedor poderá validar seu modelo de negócio.

Como criar um produto de interesse do mercado

Desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com a ContaAzul, o curso oferece um panorama da criação de produtos e tudo o que envolve este processo. Ao finalizar todos os módulos, você terá entendido a importância da criação de um produto e como utilizá-lo como forma de diferenciação e fidelização.
A carga horária é de 30 minutos, dividida em quatro blocos:
  1. Uma visão do mercado;
  2. Como despertar o interesse do seu consumidor;
  3. Como criar uma experiência em volta do seu produto;
  4. Como criar um produto de fato e as dificuldades para que isso ocorra.

Como Planejar seu Negócio

Se você precisa de orientações práticas sobre a abertura de uma empresa e a viabilidade do negócio, este curso foi feito para você. São 12 horas de capacitação que lhe darão um roteiro prático de ações para planejar a abertura da sua própria empresa. Além disso, aprenda como fazer um plano de negócios por meio de pesquisa, análise de mercado e da concorrência. Ao final da capacitação, é esperado que o aluno consiga concluir sozinho sobre a viabilidade do negócio que pretende montar.

Aprender a Empreender

Aprenda conceitos sobre mercado, finanças e empreendedorismo. O curso ajuda a desenvolver atitudes de um perfil empreendedor. A capacitação tem 16 horas, dividida em um período de um mês, e é voltada para quem vai iniciar um negócio e quer ter noções básicas de como gerir um empreendimento.

Aprender a Empreender (em vídeo)

Se você gosta de aprender com vídeos, esse curso foi desenvolvido especialmente para você. Na verdade, o curso todo é uma espécie de novela, que conta a trajetória de um empreendedor. Nela, os personagens resolvem problemas de relacionamento e gestão. Alguns dos temas abordados são:
  • Estabelecimento de metas;
  • Busca de oportunidades e iniciativa;
  • Exigência de qualidade e eficiência;
  • Fluxo de caixa diário;
  • Plano de negócio.

Empreendedorismo

Com uma carga horária de seis horas, dividida em 15 dias, o curso de empreendedorismo vai ensinar as características empreendedoras necessárias para uma gestão que gere competitividade. Além disso, também vai orientar os empresários a avaliarem seu próprio comportamento e descobrir quais características empreendedoras devem desenvolver. Tudo visando o sucesso da gestão do seu próprio negócio.

Estes são apenas alguns dos cursos para empreendedores em formação disponibilizados pelo Sebrae. A partir dessa lista, você pode analisar suas necessidades e prioridades e escolher o curso mais adequado para o seu momento. E que tal começar agora? Comente!

Postar um comentário